Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Auditores fiscais do Rio de Janeiro visitam Fazenda catarinense

    Objetivo da comitiva é conhecer o Sistema de Administração Tributária da SEF/SC e trocar experiências sobre gestão da área tributária

    A equipe do Sistema de Administração Tributária (SAT) da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) recebeu nesta terça e quarta-feira, 13 e 14, auditores fiscais do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da visita foi conhecer e trocar experiências sobre a construção e funcionamento do sistema de gestão da área tributária.

    No encontro, os fiscais abordaram questões como o funcionamento do sistema, contexto tecnológico, construção das funcionalidades, integração, conta-corrente, declarações, relacionamento com contribuintes e contadores, processos de melhoria e manutenção, além da demonstração do uso dos principais módulos e aplicações.

    Os auditores fiscais da Gerência de Sistemas e Informações Tributárias da SEF/SC (GESIT) Everton Telles, Cassio Vogel Dornelles e Marcos Gesser apresentaram também o histórico da construção do SAT e seu desenvolvimento, que tem como o apoio do Programa de Modernização da Administração Fazendária, primeiro com o PNAFE-BID e atualmente com os recursos do PROFISCO.

    “O intercâmbio entre as administrações tributárias estaduais e a disseminação de boas práticas de gestão são a marca registrada de programas como o PNAFE e o PROFISCO, com a parceria indispensável do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, e, em última análise, o ganho é do cidadão que é o principal beneficiário e usuário do sistema”, afirma o gerente de Sistemas e Informações Tributárias da SEF/SC Omar Afif Alemsan.

    A apresentação iniciou pela base do sistema, o módulo Conta Corrente, que permite conhecer, de forma atualizada, o saldo tributário para cada contribuinte, imposto e período, com manejo automático das rotinas de cálculo de juros e multas, indicando o montante de cada pagamento que foi utilizado para a quitação de imposto, multa e juros. Mantém um registro histórico das transações dos créditos, débitos e ajustes dos saldos do contribuinte. O Conta Corrente interage diretamente em todas as ações do contribuinte, tais como parcelamento, transferência de crédito, fiscalização, reclamações e outros.

    “Chama a atenção o grau de evolução do SAT e o quanto o sistema cresceu desde o início. O SAT, com seus módulos e aplicações integradas transformou-se numa poderosa ferramenta de gestão da arrecadação e fiscalização dos tributos estaduais”, destacou Reuben Rocha, representante da equipe fluminense e que acompanhou a construção de sistemas de administração tributária em outros estados.

    Participaram do encontro o superintendente de arrecadação Adilson Zegur e os auditores fiscais Fábio Verbicario, Raul Vicente Tardin Costa e Reuben Rocha, da área de fiscalização, cadastro e inteligência fiscal, respectivamente, da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro.

    *Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

    • Publicações2204
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auditores-fiscais-do-rio-de-janeiro-visitam-fazenda-catarinense/383371043

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)