Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Operação Veraneio 2016: Fazenda registra 238 irregularidades em estabelecimentos no litoral

    Auditores fiscalizaram cerca de 1.000 lojas no litoral de Santa Catarina

    Em mais uma etapa da operação Veraneio, os auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina registraram 238 irregularidades fiscais em estabelecimentos no litoral do Estado. O número corresponde a quase 27% das 908 lojas visitadas - cerca de 7% a mais do que a etapa de 2015 - nos municípios das Gerências Regionais da Fazenda de Joinville, Florianópolis, Araranguá, Criciúma, Tubarão e Itajaí.

    O levantamento realizado por 93 auditores fiscais mostram que as principais infrações detectadas foram a utilização de equipamento para pagamento com cartão de crédito/débito com CNPJ diverso do estabelecimento, o uso do aplicativo PAF-ECF (Emissor de Cupom Fiscal) que não atende a Especificação de Requisitos, o uso de calculadora eletrônica com mecanismo impressor no ponto de venda e estabelecimentos sem inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS.

    "Observamos também uma tendência de aumento na prática de certos tipos de fraude, por empresas enquadradas no regime do Simples Nacional, com a finalidade de reduzir indevidamente o faturamento para permanecer dentro dos critérios de enquadramento deste regime de tributação diferenciado", afirma o auditor fiscal Sérgio Pinetti, coordenador do Grupo Especialista Setorial Automação Comercial.

    Além disso, a fiscalização em restaurantes, bares e similares mostrou a insistência no uso de comandas manuais, vedado pela legislação, e do uso parcial das ferramentas de automação comercial, em prejuízo do atendimento dos próprios clientes, com o fim de possibilitar a fraude tributária e a redução indevida do tributo.

    Número de estabelecimentos fiscalizados e irregularidades por região

    Região

    Estabelecimentos fiscalizados

    Irregularidades

    Florianópolis

    Joinville

    Itajaí

    Tubarão

    Araranguá

    Criciúma

    432

    285

    103

    46

    33

    09

    138

    98

    29

    11

    06

    06


    Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

    • Publicações2204
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-veraneio-2016-fazenda-registra-238-irregularidades-em-estabelecimentos-no-litoral/302535420

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)